Vinte e quatro anos após realizar a primeira cirurgia de bypass gástrico assistida por robô, o cirurgião Santiago Horgan está explorando uma nova ferramenta que pode revolucionar ainda mais a cirurgia: o Apple Vision Pro.
Uma matéria da Time mostrou que, juntamente com outros cirurgiões da Universidade da Califórnia, em San Diego, Horgan já realizou mais de 20 operações minimamente invasivas usando esses headsets de realidade mista, lançados ao público em fevereiro, mas tiveram um desempenho comercial fraco.
Horgan acredita que os headsets melhoram a eficácia dos cirurgiões e reduzem o risco de lesões, podendo ter um impacto significativo em hospitais, especialmente aqueles com orçamento limitado.
Ele lidera o Centro para o Futuro da Cirurgia na UC San Diego, onde explora como tecnologias emergentes podem aprimorar os processos cirúrgicos. Durante a cirurgia laparoscópica, os médicos normalmente precisam olhar para monitores, o que pode causar desconforto.
Leia mais:
- O que é Micro OLED? Entenda como funciona a tela do Apple Vision Pro
- 5 alternativas aos óculos de VR da Apple
- Pesquisadores acham brecha preocupante no Apple Vision Pro
O Vision Pro permite que os cirurgiões vejam informações importantes diretamente na área cirúrgica, sem desviar o olhar.
Vision Pro superou outros headsets para auxílio ao cirurgião
- Horgan testou outros headsets anteriormente, mas considerou o Vision Pro superior em qualidade de imagem.
- Após receber aprovação para seu uso, ele liderou a primeira cirurgia com o dispositivo, que superou suas expectativas.
- Os custos do Vision Pro, a partir de US$ 3.499, são considerados baixos em comparação a equipamentos médicos tradicionais, o que pode torná-lo atraente para hospitais menores.
O diretor clínico da UC San Diego Health, Christopher Longhurst, acredita que o Vision Pro pode se tornar um padrão em salas de cirurgia, com planos de estudos futuros sobre sua eficácia. Outros dispositivos competem pelo espaço, como sistemas de visualização AR, mas o Apple Vision Pro se destaca pela sua adaptabilidade.
No entanto, especialistas como Ahmed Ghazi alertam para a necessidade de garantir a privacidade dos pacientes ao usar tecnologias conectadas.
Miguel Burch, do Cedars-Sinai Medical Center, vê o potencial do Vision Pro como uma solução para problemas ergonômicos enfrentados por cirurgiões, destacando que suas funcionalidades atuais são apenas o começo de um novo capítulo na cirurgia.
O post Apple Vision Pro está ajudando médicos a realizar cirurgias apareceu primeiro em Olhar Digital.