A gigante Qualcomm acaba de apresentar sua nova geração de chips para celulares. O Snapdragon 8 Elite rompe uma tradição dos últimos anos, quando a empresa batizou seu produto sempre com o nome de Snapdragon 8 e o número da geração na frente (Gen1, Gen2 e Gen3).
Ao colocar a palavra elite, a empresa joga a expectativa lá em cima. E, sim, eles entregam tudo o que prometeram.
Leia mais
- Guerra dos chips: a nova preocupação de segurança dos EUA
- Maior fábrica de superchips do mundo será construída
- Boom da IA: por que nem todos os fabricantes de chips estão lucrando
O novo produto traz um aumento expressivo de desempenho com melhora também no consumo de energia. A Qualcomm afirma se tratar do processador mais rápido e poderoso do mundo. Algo como um computador de ponta rodando dentro de um smartphone.
Agora, o que isso significa na prática? A gente lista a seguir para você um pouco do que essa maravilha será capaz de fazer.
Um chip realmente poderoso
- O novo sistema em um chip (SoC) da empresa é alimentado por uma combinação de uma CPU Qualcomm Oryon de segunda geração, GPU Qualcomm Adreno e NPU Qualcomm Hexagon aprimorada.
- De acordo com a companhia, o Snapdragon 8 Elite entrega até 45% mais desempenho de CPU e 40% mais desempenho de GPU em relação ao antecessor, o Snapdragon 8 Gen 3.
- Traduzindo todos esses números e termos técnicos, o novo chip vai fazer com que os aplicativos do celular abram muito mais rápido – e sem nenhum travamento.
- A navegação pela internet será mais fluida, até mesmo naqueles sites que não foram adaptados para dispositivos móveis.
- O Elite também conseguirá rodar jogos e vídeos extremamente pesados com facilidade.
- Além disso, ele será compatível e vai suportar todas as novas tecnologias de Inteligência Artificial.
- Ah, e a promessa é que as fotos ficarão melhores!
- O processador entrega tudo isso e ainda tem uma eficiência energética superior à concorrência.
O processador estreia em quais celulares?
A Qualcomm não revelou quais telefones ostentarão o novo chipset. A empresa, no entanto, informou que o Snapdragon 8 Elite poderá ser visto nos aparelhos top de linha das principais fabricantes que utilizam o sistema Android.
Entre elas estão: Samsung, Asus, OnePlus, Oppo, Honor, iQOO, RealMe, Redmi e Xiaomi.
O Realme GT 7 Pro, por exemplo, deve ser lançado nas próximas semanas e já trará a novidade. O mesmo deve acontecer com o Xiaomi 15, que sai até o fim do ano. A expectativa é que o futuro Samsung Galaxy S25 também conte com a nova tecnologia.
As informações são The Verge.
O post Novo Snapdragon 8, da Qualcomm, promete ser a elite dos chips apareceu primeiro em Olhar Digital.