Loading...
outubro 23, 2024

Mais de 80% de crianças e adolescentes do Brasil que usam internet têm redes sociais

A pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024, divulgada nesta quarta-feira (23), revelou informações relevantes (e preocupantes) acerca do comportamento de crianças e adolescentes na internet.

Criança deitada no escuro olhando um celular
Pesquisa mostra que maioria de crianças e adolescentes do Brasil “vivem” na internet (Imagem: Aleksandra Suzi/Shutterstock)

O estudo foi feito pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) por meio de entrevistas face-a-face com 2.424 crianças e adolescentes e 2.424 pais ou responsáveis, no período entre março e agosto de 2024.

O que a pesquisa diz?

Segundo dados da TIC Kids Online Brasil 2024, 83% das crianças e adolescentes brasileiras que usam internet têm contas em redes sociais, como WhatsApp, Instagram, TikTok e YouTube.

Em escopo específico, 60% das crianças entre nove e dez anos têm conta em alguma plataforma — mesmo que as empresas afirmem que não aceitam usuários com menos de 13 anos.

Ainda segundo dados do estudo, 8% dos adultos creem que a criança ou adolescente sob sua tutela viveu alguma situação incômoda online. A quantidade de jovens que indicam isso é bem superior, chegando a 29% dos jovens entre nove e 17 anos relatando situações ofensivas na internet contra eles.

Entre pessoas de 11 a 17 anos que enfrentaram situações semelhantes, 31% dizem ter contado a seus pais ou responsáveis, 29% para amigos na mesma faixa etária e 17% para irmãos ou primos. Porém, 13% indicaram que não contaram para ninguém sobre o ocorrido. A pesquisa indica ainda que 93% dos jovens brasileiros entre nove e 17 anos usam a internet.

Leia mais:

Gatoro olhando para a tela de um computador e com uma das mãos em cima de um mouse
Maioria dos entrevistados possui conta em redes sociais, mesmo não tendo idade mínima requisitada (Imagem: sakkmesterke/Shutterstock)

Mais constatações da pesquisa sobre crianças e jovens na internet

  • 98% deles acessam as redes pelo celular, ante 37% que usam o computador;
  • 71% utilizam o WhatsApp diariamente, ante 66% no YouTube, 60% no Instagram e 50% no TikTok;
  • 30% já se conectaram com alguém que não conheciam pessoalmente;
  • 24% de jovens entre 11 e 17 anos tentaram diminuir seu consumo de internet, sem sucesso;
  • Já 22% dessa mesma faixa etária afirmaram que, como usam internet em excesso, passam menos tempo com família, amigos ou fazendo lição de casa.

O post Mais de 80% de crianças e adolescentes do Brasil que usam internet têm redes sociais apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This field is required.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*This field is required.