Loading...
outubro 24, 2024

Ex-pesquisador da OpenAI diz que empresa violou lei de direitos autorais

Suchir Balaji passou quase quatro anos como pesquisador na OpenAI, onde ajudou a organizar dados da internet para desenvolver o ChatGPT. Inicialmente, ele não questionou os direitos legais da empresa sobre o uso desses dados, mas, após o lançamento do chatbot, em novembro de 2022, começou a refletir sobre as implicações de sua utilização.

Balaji concluiu que o uso de dados protegidos por direitos autorais violava a lei e que tecnologias como o ChatGPT prejudicavam a internet, como ele mesmo contou em entrevista ao The New York Times. Em agosto, ele deixou a OpenAI, afirmando que não queria contribuir para tecnologias que acreditava serem prejudiciais à sociedade.

Ao contrário de muitos que alertam sobre riscos futuros da inteligência artificial (IA), Balaji vê ameaças imediatas, como a destruição da viabilidade comercial de criadores de conteúdo. Ele critica o modelo de negócios da OpenAI, que, segundo ele, não é sustentável para o ecossistema digital.

openAI
Ex-funcionário deixou OpenAI por não compactuar com práticas que prejudicariam outras pessoas (Imagem: Mojahid Mottakin/Shutterstock)

OpenAI alega que uso de dados públicos não é prejudicial

  • A OpenAI, por sua vez, defende que usa dados públicos de maneira justa, citando a doutrina do “uso justo”;
  • No entanto, Balaji argumenta que as tecnologias geram cópias substanciais dos dados, competindo diretamente com conteúdos existentes;
  • Ele aponta que essas IAs frequentemente produzem informações falsas, alterando a qualidade da internet.

Leia mais:

Especialistas em propriedade intelectual, como o advogado Bradley J. Hulbert, afirmam que as leis atuais não foram feitas para a era da IA e sugerem que o Congresso dos Estados Unidos deve criar novas regulamentações. “Considerando que a IA está evoluindo tão rapidamente, é hora de o Congresso intervir”, afirma o advogado.

Balaji concorda, enfatizando a necessidade urgente de regulamentação no setor. “É a única saída para tudo isso”, diz ele.

ChatGPT/OpenAI
Leis atuais sobre dados e tecnologias digitais precisam ser reformuladas para contemplar as IAs, já que foram criadas bem antes da ascensão destas tecnologias (Imagem: Ascannio/Shutterstock)

O post Ex-pesquisador da OpenAI diz que empresa violou lei de direitos autorais apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This field is required.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*This field is required.