A corrida da inteligência artificial (IA) continua. Logo após circular a informação de que a OpenAI planeja lançar uma IA “poderosa” em dezembro de 2024, o The Verge revelou que o Google tem planos bem parecidos. A empresa pretende lançar o Gemini 2.0 no mesmo mês, escreve Alex Heath em sua newsletter Command Line.
Fontes ouvidas por Heath disseram que a big tech planeja liberar a próxima versão do Gemini de maneira ampla já no lançamento. Já o CEO da OpenAI, Sam Altman, teria escolhido lançar o sucessor do GPT-4 de maneira gradual, começando pelos parceiros comerciais da empresa.
- O Google negou o pedido de comentário do Verge sobre o assunto. Já Altman disse que a reportagem do site sobre o lançamento do sucessor do GPT-4 era “fake news” (mais sobre isso no final desta nota).
Gemini 2.0: nova IA do Google pode não ter desempenho tão superior assim
“Eu ouvi que o modelo não está apresentando os ganhos de desempenho que a equipe liderada por Demis Hassabis esperava, embora eu ainda espere algumas novas capacidades interessantes”, escreve Heath. Algo que não acontece apenas no Google, ele acrescenta.
Há outra possível novidade no horizonte do Google, segundo Heath. “Ouvi também que Noam Shazeer, o renomado pesquisador de IA pelo qual o Google pagou uma quantia exorbitante para deixar a Character.AI, trabalha num modelo de raciocínio separado para rivalizar com o o1 da OpenAI.”
Mesmo que as melhorias de desempenho comecem a se estabilizar, a pressão competitiva para ter o modelo líder não desaparecerá tão cedo.
Trecho da newsletter Command Line, do Verge, escrita por Alex Heath
Leia mais:
- Google Fotos vai te avisar sobre imagens editadas com IA
- Gemini Ultra, Pro, Flash e Nano: saiba a diferença entre modelos de IA do Google
- Como transformar o Google Gemini em um app no PC Windows 10 e 11
CEO da OpenAI nega ‘super IA’ em 2024: “fake news”
A OpenAI planejaria lançar outro modelo avançado de inteligência artificial (IA), chamado Orion, até o final de dezembro de 2024, disseram fontes ouvidas pelo The Verge. Mas o CEO da empresa, Sam Altman, chamou a história de “fake news” numa postagem no X (antigo Twitter).
Niko Felix, porta-voz da OpenAI, disse ao site que a empresa “não tem planos para lançar um modelo apelidado Orion neste ano”. Mas “planejamos lançar muitas outras ótimas tecnologias”.
Confira nesta matéria do Olhar Digital o que se sabe sobre Orion, a suposta nova IA da OpenAI.
O post Corrida continua! Google planeja lançar Gemini 2.0 ainda em 2024, diz site apareceu primeiro em Olhar Digital.