Segundo reportagem da BBC, ataques de lobos causaram a morte de pelo menos nove crianças e um adulto em cerca de 30 vilarejos na Índia em 2024. Em um artigo da Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) do Estado de São Paulo, especialistas já debatiam em 2021 os motivos que levam animais silvestres a ocupar áreas urbanas. Mas por que animais selvagens atacam a cidade?
Nos casos da Índia, os ataques já ocorrem há muitos anos, causando sofrimento a população. Para se ter uma ideia, só em 1996, 76 crianças de mais de 50 aldeias em Uttar Pradesh foram atacadas, o que resultou em 38 mortes. Sobretudo, ao longo dos anos os motivos podem se apresentar em diferentes contextos, assim como nos ocorridos no Brasil, entenda a seguir.
Leia mais
- Calor e escassez de verde em áreas urbanas afetam mamíferos selvagens
- Por que alguns animais só existem em certas partes do mundo?
- O que as mudanças climáticas podem gerar na relação entre humanos e animais selvagens?
Por que animais selvagens atacam pessoas nas cidades?
Em 2023, um americano recebeu a ilustre visita de um urso-negro em sua varanda. O momento foi captado pela câmera de segurança da casa e, embora tenha sido um grande susto, o homem saiu ileso da situação, bem como o animal.
Em outro caso, autoridades de proteção à natureza capturaram um tigre que matou 13 pessoas na Índia em 2022. Em 2024, uma onda de ataques de lobos aterrorizou cerca de 30 vilas no distrito de Bahraich, perto da fronteira com o Nepal.
No Brasil, alguns casos de aparecimento de onça, seriema e gambá ocorreram em 2020 nas ruas de cidades da região de Itapetininga (SP). Segundo especialistas, nessa época em específico, isso aconteceu em decorrência da perda de áreas de vegetação nativa.
Em 2021, especialistas do estado de São Paulo discutiram os motivos que favorecem a atração de animais silvestres para áreas ocupadas pela população humana, no webinar “A casa é de quem?”.
Neste evento, os pesquisadores de várias instituições e órgãos de proteção animal em sua maioria, apontaram que o principal motivo seria a procura por alimento. E isso acontece, principalmente, em consequência da conversão de habitats em favorecimento de atividades humanas.
No caso do americano assustado em sua varanda, ele estava em uma região que possui a maior densidade de ursos-negros do mundo, ao leste da Carolina do Norte. Mas as estatísticas de ataques por lá são bem menores, cerca de uma pessoa morre por ano nos Estados Unidos vítima de ataque de ursos-negros. No entanto, estes costumam atacar apenas quando se sentem assustados ou para se defenderem.
Por que os lobos atacam na Índia?
Na Índia, os casos mais recentes de ataques de lobos no distrito de Bahraich podem ter se intensificado por diversos motivos. O principal deles é que o local é um habitat tradicional de lobos. Além disso, como a região é propensa a inundações sazonais do rio Ghaghara, há alteração das florestas. E isso, por sua vez, expulsa os lobos em busca de comida e água. Dessa forma, os animais são forçados a entrar em assentamentos humanos à procura de alimentos.
No entanto, em 1996 quando morreram 38 crianças nas vilas de Uttar Pradesh, os motivos podem ter sido outros. Segundo especialistas que analisaram os casos na época, além do fato de essas crianças estarem sobre uma supervisão mínima de um só adulto cuidador, o gado que seria o primeiro alimento dos lobos, pela lógica natural, não estavam ao seu alcance.
Isso acontece, porque na Índia tais animais são considerados sagrados e estão sobre maior proteção, o que tornou as crianças do vilarejo ainda mais vulneráveis diante dos lobos famintos.
O post Lobos assassinos: por que animais selvagens atacam pessoas nas cidades? apareceu primeiro em Olhar Digital.