Em um comunicado emitido na terça-feira (15), a NASA divulgou as principais missões espaciais tripuladas de 2025. De acordo com a agência, o calendário pode incluir até o próximo voo da cápsula Starliner, da Boeing, levando astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS).
No entanto, isso vai depender dos resultados das análises da missão CFT-1, primeiro voo tripulado de teste da espaçonave – que acabou apresentando problemas e voltando vazia do laboratório orbital, deixando os astronautas Sunita Williams e Barry Wilmore para trás (relembre os detalhes aqui).
“O tempo e a configuração do próximo voo da Starliner serão determinados assim que uma melhor compreensão do caminho da Boeing para a certificação do sistema for estabelecida”, diz a nota oficial da NASA. “Essa determinação incluirá considerações para incorporar as lições aprendidas do CFT-1, aprovações de produtos finais de certificação e prontidão operacional”.
Enquanto isso, a NASA está trabalhando em possíveis janelas de lançamento da cápsula no ano que vem, que serão informadas assim que estiver tudo certo.
Leia mais:
- Recorde: cosmonautas voltam à Terra após 374 dias no espaço
- Astronautas revelam rotina na ISS e descrevem o misterioso “cheiro do espaço”
- Astronautas alcançam ponto mais distante da Terra em mais de meio século
Duas missões da SpaceX sob contrato com a NASA já estão programadas
Além do possível segundo voo de astronautas da Starliner para a ISS, as outras missões tripuladas anunciadas pela agência foram a Crew-10 e a Crew-11, a serem executadas pelas cápsulas Dragon, da SpaceX.
A missão Crew-9, que chegou à estação espacial em 29 de setembro, transportando o astronauta da NASA Nick Hague e o cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Grubonov, está programada para retornar à Terra em fevereiro ou março. É de carona com essa espaçonave que Williams e Wilmore voltarão para casa.
Depois disso (ou passando poucos dias ao mesmo tempo a bordo), é a vez da missão Crew-10, que levará à estação os astronautas da NASA Anne McClain (comandante) e Nichole Ayers (piloto), juntamente com Takuya Onishi, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) e Kirill Peskov.
O segundo voo tripulado da SpaceX sob contrato com a NASA em 2025 está previsto para julho ou mais adiante, priorizando outras necessidades da ISS, como missões de reabastecimento e outras operações a bordo do laboratório orbital. Os nomes dos astronautas membros da Crew-11 ainda não foram revelados.
O post NASA anuncia voos de astronautas para 2025 – nova missão Starliner está nos planos? apareceu primeiro em Olhar Digital.