Uma rede Wi-Fi lenta é um problema que pode ficar no passado. Cientistas da University College London (UCL) estabeleceram um novo recorde mundial em velocidades de transmissão de dados sem fio, enviando incríveis 938 Gigabits por segundo (Gbps) pelo ar.
Para isso, eles usaram por uma combinação de tecnologia de rádio e luz.
Recorde de velocidade se aproxima de 1 Terabit por segundo
Para o novo estudo, a equipe da UCL ficou próxima do marco de 1 Tbps. O recorde deles é cerca de 30% mais rápido do que o anterior, estabelecido por uma equipe japonesa há apenas alguns meses.
Para colocar o novo recorde em termos mais fáceis de entender, a uma velocidade de 938 Gbps, você poderia baixar um filme de duas horas em resolução 4K em um décimo de segundo. O mesmo em uma conexão 5G comum, levaria cerca de 19 minutos.
O truque para esse aumento de velocidade foi combinar múltiplas tecnologias sem fio em uma, permitindo uma largura de banda muito maior.
A equipe da UCL transmitiu dados em uma faixa de frequência de 5 a 150 GHz, abrangendo mais de cinco vezes o recorde mundial de transmissão sem fio anterior.
Sinais entre 5 e 75 GHz foram gerados usando conversores digitais para analógicos de alta velocidade. Frequências entre 75 e 150 GHz, enquanto isso, foram produzidas por geradores de rádio baseados em luz.
A pesquisa foi publicada no Journal of Lightwave Technology.
Leia mais:
- Como expulsar alguém do seu Wi-Fi
- Wi-Fi parou de funcionar no seu celular? Estas dicas podem ajudar
- O que é VoWiFi e como fazer uma chamada no celular pelo Wi-Fi?
Wi-Fi ainda é mais lento
- A transmissão de dados sem fio é mais conveniente do que passar cabos por todo lugar, mas tende a ser substancialmente mais lenta do que a fibra, por exemplo;
- Atualmente, o 5G atinge o máximo de 20 Gbps, mas geralmente entrega algumas centenas de Mbps em condições reais;
- O Wi-Fi 7, por suas vez, a versão mais recente dessa tecnologia sem fio, vai até cerca de 40 Gbps.
Fibra é campeã em velocidade
Em termos de velocidade pura, ainda não há competição com a fibra óptica, cujo recorde geral de transmissão de dados é de impressionantes 22,9 petabits por segundo, ou 22,9 milhões de Gbps.
O post Rede Wi-Fi registra novo recorde mundial de velocidade apareceu primeiro em Olhar Digital.