As chuvas voltaram a cair em boa parte do Brasil após o início da primavera. Mas o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) tem estimativas preocupantes sobre bacias hidrográficas do país. É um momento de atenção para o nível dos reservatórios, conforme apontado pelo Jornal Nacional, da Globo.
As previsões do Cemaden mostram que bacias das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste devem atingir níveis de estiagem excepcionais e extremos em outubro de 2024. Para estudiosos em recursos hídricos ouvidos pela reportagem, é momento de usar água de forma consciente.
Nível de reservatórios de água está baixo em boa parte do Brasil
O jornal mostrou que o reservatório Guarapiranga, em São Paulo (SP), por exemplo, está com praticamente um terço do seu volume total. O sistema que abastece a Região Metropolitana de São Paulo opera com menos da metade da capacidade.
- Para efeito de comparação: é menos do que o registrado em 2023 e mais do que o registrado em 2014 e 2015, quando São Paulo viveu sua maior crise de abastecimento de água.
- A empresa de saneamento do estado de São Paulo (Sabesp) declarou ao jornal que, com a maior interligação, o sistema ficou mais robusto e flexível desde a última crise hídrica.
Em relação ao fornecimento de energia (que, no Brasil, também depende de água), a situação é a seguinte:
- Os reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste operam com 41% a capacidade (menos do que em 2023, mais do que na última crise, em 2021), enquanto os reservatórios do Nordeste estão com 46% (menos do que em 2023) – e o mesmo raciocínio vale para o Sul;
- Apenas o subsistema Norte subiu seu nível em comparação a 2023, graças aos reservatórios da bacia do Tocantins.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou à reportagem que os percentuais estão compatíveis com o esperado para o período.
Leia mais:
- Energia no Brasil pode ficar ainda mais cara em dezembro
- Mudanças climáticas: o que são e quais suas causas e efeitos no planeta
- Entenda o que é ecoansiedade e qual relação com as mudanças climáticas
De frente fria a ciclone extratropical: a previsão do tempo desta semana
Enquanto uma frente fria começou a se afastar para alto-mar na segunda-feira (21), outras aparecem no horizonte. Além disso, um ciclone extratropical deve se formar na região Sul do país ao longo desta semana.
Uma nova frente fria deve passar pela costa gaúcha na terça-feira (22), com intensidade fraca. Depois, na quarta-feira (23), deve avançar até o litoral do estado de São Paulo. Já o ciclone deve se formar entre quarta e quinta-feira (24).
Você confere a previsão do tempo detalhada para esta semana aqui.
O post Chuvas voltam em momento extremo para reservatórios de água no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.