Loading...
outubro 22, 2024

Elon Musk é processado por usar imagens de IA de “Blade Runner”

Após polêmicas sobre a possível compra de votos para Donald Trump e um prejuízo bilionário envolvendo o novo Cybercab, da Tesla, Elon Musk agora enfrenta um problema relacionado à inteligência artificial (IA) – e a Blade Runner! O bilionário está sendo processado por um dos estúdios de produção do filme por violação de direitos autorais.

Entenda:

  • Elon Musk, Tesla e Warner Bros. Discovery estão sendo processados pela Alcon Entertainment, produtora de Blade Runner 2049;
  • De acordo com o processo, Musk teria usado IA generativa para recriar imagens do filme – mesmo sem a autorização da produtora;
  • As imagens foram exibidas durante o evento We, Robot, da Tesla, e relacionadas ao táxi autônomo Cybercab;
  • Não se sabe a quantia pedida pela Alcon no processo;
  • As informações são do The Verge.
Imagens de IA de Blade Runner foram relacionadas ao Cybercab, táxi autônomo da Tesla. (Imagem: Tesla)

A Alcon Entertainment, envolvida na produção de Blade Runner 2049, levou Tesla, Musk e Warner Bros. Discovery à justiça alegando que imagens remetendo ao filme foram geradas por IA e usadas durante o evento We, Robot. A produtora afirma que a Warner e a Tesla buscaram autorização para usar imagens do filme, mas o pedido foi recusado pela Alcon “para que não houvesse erros na condução do evento”.

Leia mais:

Elon Musk usou imagens de IA de “Blade Runner” em evento da Tesla

Mesmo com a recusa da Alcon, a Tesla teria usado um gerador de imagens de IA para replicar o estilo e cenas de Blade Runner 2049. Além disso, durante o We, Robot, Musk também citou nominalmente a franquia cinematográfica, exibindo a imagem de um homem diante de uma paisagem apocalíptica vestindo um sobretudo bem semelhante ao do protagonista do filme.

Imagem apresentada durante o We Robot, da Tesla. (Imagem: Tesla)

“Qualquer marca prudente que esteja considerando qualquer parceria com a Tesla tem que levar em conta o comportamento massivamente amplificado, altamente politizado, caprichoso e arbitrário de Musk, que às vezes desvia para discurso de ódio. A Alcon não queria que BR2049 fosse afiliado a Musk, Tesla ou qualquer empresa de Musk, por todos esses motivos”, diz a produtora no processo.

A empresa afirma ainda que o empresário, a Tesla e a Warner “entenderam a natureza não autorizada da imagem e o propósito impróprio por trás dela e encorajaram ou de alguma forma deram seu apoio ao esforço impróprio”. Não se sabe a quantia exata pedida pela Alcon no processo.

O post Elon Musk é processado por usar imagens de IA de “Blade Runner” apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This field is required.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*This field is required.