Loading...
outubro 22, 2024

Desenho gigante no deserto do Atacama impressiona cientistas

O deserto do Atacama, no Chile, é um dos ambientes mais hostis do nosso planeta. Mesmo assim ele foi habitado há milhares de anos pelos humanos. Uma das provas disso é um enorme desenho deixado no solo da região e que continua praticamente intacto mesmo tanto tempo depois.

Maior geoglifo do mundo fica no deserto do Atacama

  • A prática de fazer desenhos na terra é conhecida como geoglifos.
  • Embora eles sejam encontrados em vários locais em todo o mundo, o Atacama é o lar do maior descoberto até hoje.
  • O desenho retrata uma figura semelhante a um humano.
  • Chamada de o Gigante do Atacama, ele fica nas encostas do Cerro Unitá.
  • As informações são do IFLScience.
Gigante do Atacama tem 119 metros de comprimento (Imagem: reisegraf.ch/Shutterstock)

Leia mais

Patrimônio Nacional Protegido

Pesquisadores afirmam que o geoglifo foi criado na pré-história. Ele se estende por 119 metros ao longo da encosta, de acordo com o Ministério de Bens Nacionais do Chile, que o declarou um Patrimônio Nacional Protegido em 2020.

O Gigante do Atacama é apenas um dos mais de 5 mil existentes na região e que variam entre 1.200 e 500 anos de idade. A maioria dos geoglifos é criada usando a técnica “extrativa”, raspando a camada superficial oxidada, resultando em um design mais leve que contrasta com o material circundante mais escuro.

Geoglifos são desenhos gigantescos e geométricos feitos no solo (Imagem: Tetris Awakening/Shutterstock)

Acredita-se que o Gigante do Atacama tenha grande significado cultural e religioso, mas o propósito do desenho continua desconhecido até hoje. Uma das teorias é que ele tenha sido criado como um possível alinhamento com eclipses solares e fases lunares. Supostamente, cada um dos quatro espinhos que se projetam da cabeça do gigante se alinhará com o Sol ou a Lua durante épocas específicas do ano.

O post Desenho gigante no deserto do Atacama impressiona cientistas apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This field is required.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*This field is required.