Ter plantas em casa traz uma série de benefícios, desde melhorar a qualidade do ar até servir como decoração. No entanto, nem todos sabem ou têm tempo para manter os vasos bem cuidados. Um novo produto promete ser a solução: um jardim vertical que cabe em qualquer lugar, se ilumina e se irriga sozinho. Basicamente, uma planta à prova de morte.
A invenção foi batizada de LinnéGarden e se une à tendência de jardins versáteis e de baixa manutenção.
Jardim vertical à prova de morte
O LinnéGarden foi criado por uma designer de arquitetura e por um designer industrial, com a intenção de unir estética e praticidade. A estrutura é vertical e consiste em uma espécie de placa com 16 buracos na frente. Cada um deles comporta 16 vasos em formato de cone, que vem junto na compra.
O sistema requer pouca manutenção, já que se irriga e se ilumina sozinho. Funciona assim:
- Há um tanque na base da estrutura que comporta 800 ml de água, além de quatro reservatórios adicionais com 720 ml;
- Como o sistema é hidropônico, as plantas no jardim vertical “bebem” da água armazenada a cada 24 horas, até acabar;
- Dependendo do tipo de irrigação da planta, é necessário encher o tanque entre sete e 10 dias;
- Já em relação à irrigação, o sistema tem um conjunto de luzes de LED para cultivo próprio, que podem ser ajustadas através de um aplicativo e até sincronizadas com alguma música.
Quanto à apresentação do jardim vertical, cabe ao jardineiro decidir quais plantas colocar na estrutura. De acordo com o New Atlas, não é necessário ter experiência em jardinagem.
Leia mais:
- Fim da sede? Novo sistema transforma água salgada em potável
- Startup lança jardim vertical controlado por app; conheça
- Brasileiros criam “vasinho” de planta fertilizante e sustentável
Como ter o jardim vertical em casa
O LinnéGarden está em campanha de financiamento coletivo no Kickstarter, mas já atingiu a meta. O preço para quem colaborou é de US$ 85, cerca de R$ 485, sem contar o frete. Espera-se que o valor do produto aumente em 38% no varejo. Os envios estão previstos para dezembro, para o mundo todo.
A compra inclui o jardim vertical nas cores branco, cinza ou azul-esverdeado, um cabo de carregamento, os 16 vasos e 16 esponjas para plantio, e três pontos de bloqueio para fechar os buracos que não forem usados.
O post Quer ter plantas, mas não sabe cuidar? Jardim vertical que se irriga sozinho pode ser a solução apareceu primeiro em Olhar Digital.