Líder mundial em energia eólica, a China acaba de bater mais um recorde ao criar a turbina eólica offshore de maior capacidade do mundo. O equipamento — desenvolvido pela Dongfang Electric Corporation (DEC) — é mais alto do que a Torre Eiffel e mais longo do que o maior porta-aviões dos Estados Unidos.
As turbinas têm 340 metros de altura e 26 MW de capacidade. Já a altura central é de 185 metros, o que equivale a um edifício residencial de 63 andares. Toda a unidade é composta por mais de 30.000 peças.
A varredura da lâmina é de 75.477 m², a mesma envergadura vista em doze unidades Boeing 747s. Seriam necessários 10,5 campos de futebol para atingir essa área.
Mesmo com a grandiosidade, a empresa garante que as turbinas são resistentes a corrosão e eventos climáticos extremos, podendo suportar um supertufão de categoria 17 (o que implicaria ventos de mais de 220 km/h).
Leia Mais:
- Maior turbina eólica terrestre do mundo pode abastecer 160 mil casas
- Conheça a fazenda de algas marinhas financiada pela Amazon
- Como falhas em turbinas gigantes podem arriscar todo o setor de energia eólica
Mais geração de energia
Até então, o recorde de maior turbina eólica offshore do mundo era da Mingyang, maior fabricante privada de turbinas eólicas da China, com capacidade de 20 MW.
A nova recordista pode gerar cerca de 100 GWh de eletricidade por ano, com velocidades médias de vento de 36 km/h. Isso é suficiente para abastecer cerca de 55.000 lares chineses e economiza mais de 30.000 toneladas de carvão padrão.
Atualmente, a China produz cerca de 470 GW de energia eólica por ano, mais que o triplo do segundo colocado, os Estados Unidos, com 148 GW de capacidade eólica. A Alemanha aparece em terceiro lugar, com 69 GW.
O post Turbina eólica mais alta que a Torre Eiffel bate recorde na China apareceu primeiro em Olhar Digital.